Porto em azulejo


Estação de S. Bento


A Estação de S. Bento foi edificada no princípio do séc. XX no preciso local onde existiu o Convento de S. Bento de Avé-Maria, com cobertura de vidro e ferro fundido, da autoria do arquitecto Marques da Silva.

O átrio está revestido com vinte mil azulejos historiados, do pintor Jorge Colaço, que ilustram a evolução dos transportes e cenas da história e vida portuguesas.



Local: Praça Almeida Garrett




Capela das Almas

A Capela das Almas, ou Capela de Santa Catarina, é uma construção do séc. XVIII, que tem como característica o exterior revestido de azulejos de Eduardo Leite, executados em 1929, pela Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego. Estes azulejos, que cobrem cerca de 360 metros quadrados, representam cenas da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, virgem egípcia de sangue real, martirizada no Monte Sinai. Algumas das cenas são, Santa Catarina com os sábios de Alexandria, a vitória de Santa Catarina anunciada por um anjo, Cristo solta-se da Cruz para abraçar S. Francisco, ou S. Francisco a ser levado pelos anjos.


Local: Rua Santa Catarina, 428 (Freguesia: Santo Ildefonso)



Igreja dos Carmelitas



 A Igreja dos Carmelitas ou Igreja dos Carmelitas Descalços é uma igreja do séc. XVII cuja fachada data da década de cinquenta do séc. XVIII, e o seu projecto tem sido atribuído ao arquitecto-pintor Nicolau Nasoni. O retábulo-mor foi considerado uma peça estilisticamente revolucionária, na talha rococó portuense. Edifício classificado como monumento de interesse público.

A igreja pertencia ao extinto convento, hoje ocupado pela Guarda Nacional Republicana.


Possui uma torre sineira do lado esquerdo, revestida a azulejos monocromaticos da cor azul, rematada por uma cúpula em forma de bolbo.


Local: Rua do Carmo (Freguesia: Vitória)



Igreja do Carvalhido


A Paróquia do Coração de Jesus do Carvalhido foi criada por provisão do bispo do Porto, António Augusto de Castro Meireles, de 24 de Dezembro de 1940. Serviu de primeira igreja paroquial do Carvalhido a capela que está na Praça do Exército Libertador e que pertencia, desde 1886 à Confraria de Nossa Senhora da Conceição. Só em 1969 se pôde celebrar a primeira missa na nova igreja, projecto do arquitecto Luís Cunha. Esta nova igreja é consagrada ao Sagrado Coração de Jesus, Maria e José.

Localização: a antiga igreja paroquial situa-se no cruzamento das ruas da Natária, do Carvalhido e da Prelada com a Praça do Exército Libertador.
Curiosidades:
o Carvalhido é o nome de um bairro e uma paróquia na zona de confluência das freguesias de Cedofeita, Paranhos e Ramalde.
O Carvalhido deve o seu nome à concentração de soutos de carvalheiras.

Igreja do Santo António dos Congregados


Igreja do início de setecentos possui uma fronteira em estilo Barroco. Dedicada a Santo António vê reflectida toda essa devoção, quer na fachada, onde se destaca um nicho com a imagem de Santo António, quer nos azulejos exteriores e pinturas murais interiores, que representam cenas da sua vida.

Local: Sá da Bandeira, 11

Sem comentários:

Enviar um comentário