Curiosidades na "Invicta"


Quem és, Porto?


A fachada de um prédio na baixa do Porto vai ser tapada por um painel gigante de azulejos. São 3 mil peças e o resultado de um projeto que convidou todos a escrever ou a desenhar sobre a cidade.

http://www.rtp.pt/noticias/pais/parede-de-tres-mil-azulejos-desenhados-por-moradores-da-cidade-do-porto_v840098



Porto ... Uma cidade para todos


https://www.facebook.com/webookporto/videos/815361188571785/?pnref=story


Expressões tripeiras


tripeiro: habitante do Porto, Portugal. Segundo reza a História, de aquando das invasões francesas, os naturais da cidade terem deixado para as tropas lusas a carne, e tendo ficado com as tripas dos animais para sua própria alimentação.


Dicionário tripeiro

aloquete: cadeado.
amassos: troca de carícias.
andar à gosma: viver à custa dos outros. É típico do moina, indivíduo malandro, "que não faz nenhum".
apanhador: pá para o lixo.
azeiteiro: rufia, malandro, chulo.
badalhoca: porca, desmazelada, prostituta; tasca no Porto, com afamadas sandes de presunto.
barona: beata, ponta do cigarro.
besuntas: mulher muito gorda.
bisga: escarro.
bitaites: palpites. Popularizado por Hernâni Gonçalves, antigo elemento da equipa técnica do FC Porto, mais conhecido por "professor bitaites".
bufar: soprar.
cabeça de giz: polícia sinaleiro, controlador de trânsito. Muito típico entre taxistas: "'Tás a dormir, ó cabeça de giz?!".
cachaço: bofetada no pescoço.
canalha: grupo de crianças.
chaço: carro velho, antigo.
chotegane: arma.
chuço: guarda-chuva.
cimbalino: café expresso. Derivação da marca italiana de máquinas de café La Cimbali.
coiras: chatas, más. Também se usa o "coirão" como referência a indivíduo reles com cabedal de respeito.
conduto: prato de comida principal.
cor de burro quando foge: diz-se quando não se sabe a cor de algo.
croque: Pequeno murro na cabeça com os nós dos dedos.
cruzeta: cabide. Também usado para definir um indivíduo frágil, fraco de carnes. "O gajo parece uma cruzeta."
dar corda aos vitorinos: correr.
dobradiças: Joelhos.
encher a mula: comer muito.

enchousadela: bater, tareia.
engrupir: enganar. "É grupe" quer dizer "a mim não me enganas".
estapor: estupor, mau, cruel.
estar de gesso: diz-se de alguém que não trabalha.
estrugido: ter uma amante, situação duvidosa. "O gajo arranjou cá um estrugido."
falar para a central: falar sem ser ouvido ou ouvir sem prestar atenção. Expressão que sucedeu à famosa "Estás a falar para a Sacor".
faneca: mulher bonita, formosa.
fisgar: o mesmo que "engatar".
foguete: buraco nas meias (collants)
fronha: cara feia.
gangada: seita, grupo de rapazes, normalmente organizado.
guna: ranhoso; Rapaz ou rapariga de origem social baixa, de bairro problemático, que usa roupas de marca, por vezes brincos e boné de pala virado ao contrário.
ir de saco: ser preso.
jeco: cão.
laurear: passear. "Anda a laurear", é usado, depreciativamente, em relação a casos de vaidade exagerada ou referentes a quem não tem preocupações de maior.
lavagice: porcaria, mistura de comida.
lázaro: Idoso, asilado.
lontra: pessoa obesa, gorda. Também se diz "comer que nem uma lontra".
mamona: Pessoa interesseira.
mânfio: sabidola, astuto.

manguela: malandro, indivíduo preguiçoso.
martelar: fazer sexo.
matrona: mulher desmazelada.
mijão: sortudo.
morcão: estúpido, lorpa.
negócio das carnes: andar na prostituição.
outras (ter): ficar atordoado, enjoado.
paiva: cigarro de substância ilegal.
paleógrafo: conversa fiada. "Gajo cheio de paleógrafo."
pandeireta: mulher velha.
passar a ferro: possuir sexualmente; atropelar

pastelão: omeleta; patanisca; diz-se daquele que é muito lento.
pastor: palerma.
pisar um polícia: pisar ou calcar um excremento.
play-mobil: polícia; agente da autoridade.
quilhar: usado como em "vai-te lixar".
regueifa: pão redondo; traseiro.
sameira: carica.
selo: mancha, sujidade nas cuecas.
sêmea: rabo de mulher.
sertã: frigideira.
sostra: pessoa preguiçosa.
tecla 3: anormal (baseado nas iniciais da tecla 3 dos telemóveis, DEF Deficiente).
toura: Mulher jeitosa.
trengo: atrasado, apalermado.
tótil: muito. Versão portuense do "bué".
vai no batalha: mentira. Expressão usada para referir algo que não vai acontecer ou não passa de um "filme" (referência ao cinema Batalha).
vergar a mola: trabalhar.
xico: período menstrual.
zequinha: pessoa meio apalermada.

Para saber mais:
O primeiro dicionário de "portoguês": o professor portuense João Carlos Brito juntou numa obra as expressões "tripeiras" usadas no Porto e arredores no livro "Lugares e Palavras do Porto".

"Heróis à Moda do Porto": junta histórias a cerca de 500 entradas de vocábulos tipicamente portuenses. João Carlos de Brito, mentor da publicação, contou que tudo começou num exercício de um curso que ministrou sobre Escrita Criativa. A obra explica as diferenças entre as linguagens utilizadas no porto e em outras regiões do país. Este glossário vendeu mais de 20 mil exemplares em apenas dez dias.

Extreme XL Lagares


 
 
 


Grande Prémio de Portugal F1
 
 
A Fórmula 1 dos barcos, a mais espetacular competição de motonáutica do mundo, vai fazer a sua estreia no rio Douro em 2015. Marca o regresso do Grande Prémio de Portugal ao calendário da União Internacional de Motonáutica, numa prova que terá lugar entre os dias 31 de julho a 2 de agosto.
 
Com a ação a decorrer bem próximo dos espetadores, as margens da Ribeira do Porto e de Gaia serão o cenário ideal para assistir ao vivo a esta espetacular competição, que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos um pouco por todo o planeta.

As corridas do Campeonato do Mundo são atualmente transmitidas por 30 canais de televisão, chegando a mais de 100 milhões de lares em todo o mundo.
 
 



Red Bull Air Race
 


O Red Bull Air Race World Series, estabelecido em 2003 e criado pela Red Bull, é uma série internacional de corridas aéreas com a participação dos pilotos mais hábeis do mundo, em que os concorrentes devem percorrer um circuito no céu com obstáculos desafiadores, no menor tempo possível. Os pilotos voam individualmente contra o tempo passando por pilões especiais, conhecidos como "air gates".
As corridas ocorrem principalmente em aeródromos, mas também acima das cidades, do mar ou das maravilhas naturais. São acompanhadas também, muitas vezes, por shows aéreos.


Portugal foi anfitrião na realização desta corrida aérea em 2007, 2008 e 2009. As provas realizaram-se nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, entre a Ponte da Arrábida e a Ponte D. Luís I. Foi um projecto organizado entre as câmaras destas duas cidades em parceria com a Red Bull Internacional (sedeada na Áustria). Pelo sucesso que atingiu, quer em termos nacionais como internacionais, é considerado um dos maiores eventos de um só dia organizados em Portugal. À semelhança das provas realizadas na Hungria em Budapeste as provas da Red Bull Air Race realizadas em Portugal, nestas duas cidades, foram as que maior impacto internacional registaram, até ao momento, no histórico destas corridas.
Em 2007 a corrida contou com 600.000 espectadores (números oficiais da PSP), sendo que no dia de qualificações bateu um novo recorde mundial com 250.000 espectadores.

Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=LkMv0Sa45t8

 

 
Circuito Urbano da Boavista


A história do automobilismo na Boavista começa nos anos 20, onde se organizaram durante alguns anos os populares “quilómetros lançados”. Contudo, a primeira edição deste circuito automóvel com o nome formal de “Circuito da Boavista”, realizou-se apenas no ano de 1931.
O Circuito Urbano da Boavista é um circuito urbano automóvel não permanente na cidade do Porto, em Portugal. Foi criado em 1931 e redesenhado em 1950. Entre 1960 e 2005 o projecto foi abandonado tendo regressado por iniciativa da câmara municipal do Porto em 2005. Desde então costumam disputar-se neste circuito de dois em dois anos o Grande Prémio Históricos do Porto e desde 2007 o WTCC - World Touring Cars Championship da FIA . O circuito actualmente situa-se na zona da envolvente ao Parque da Cidade do Porto, é constituído pela Avenida da Boavista, Avenida do Parque, Rua da Vilarinha, Rua de Vila Nova, Estrada da Circunvalação, Praça Cidade de S. Salvador, Esplanada do Castelo do Queijo e Praça Gonçalves Zarco.

A Câmara Municipal do Porto foi distinguida com o Prémio Kaizen Lean 2011, na categoria "Excelência na Qualidade", atribuído ao projeto "Circuito da Boavista 2011".

Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=LkMv0Sa45t8




Regata de Barcos Rebelos


 
A Regata de Barcos Rabelos, o evento mais colorido e popular da Confraria do Vinho do Porto, onde os barcos rabelos desfilam com as velas erguidas, nas quais exibem o nome da firma de Vinho do Porto a que pertencem, navegam numa luta empenhada em conquista do primeiro lugar.
Tendo início no Cabedelo, junto à Foz do Rio Douro, termina em frente à Casa Sandeman, é sempre acompanhada por um Barco transportando cerca de 300 convidados e respectiva Chancelaria.
No final da Regata, procede-se à entrega de prémios em frente à Casa Sandeman, animada por um rancho folclórico, com uma fotografia de família e com um almoço ou jantar de convívio, entre todos os participantes e convidados.
 
 



Porto 2001


 
Porto 2001 foi o nome dado à iniciativa Porto Capital Europeia da Cultura 2001 em conjunto com Roterdão.


A programação foi dividida em: teatro, música, dança, artes plásticas e arquitetura, programa de envolvimento da população, animação da cidade, circo, marionetas, literatura, odisseia nas imagens, ópera e ciência.

Esta iniciativa foi acompanhada por um forte investimento na recuperação e construção do espaço público da cidade. De destacar, a recuperação do Jardim da Cordoaria da Praça da Batalha e da Praça de D. João I, e as novas construções, o Edifício Transparente e Casa da Música obra emblemática deste evento, da autoria do arquiteto Rem Koolhaas.


Curiosidades:
Mais do que uma ideia específica e unidireccional, o logótipo da Identidade Visual da PORTO 2001 permite uma amplitude considerável de interpretações, justificada pela diversidade das vertentes culturais próprias de um evento desta natureza, ao mesmo tempo que o conota com o ambiente das artes, do espetáculo e com
o espírito da cidade do Porto.


Porto: capital do cartoon




 
Sabias que o Porto é considerado a Capital do Cartoon e que foi inaugurada a Casa do Cartonista no Porto?
 

O PortoCartoon de 2015 fica marcado pelo acolhimento da primeira residência artística na Casa do Cartonista, a primeira a nível mundial destinada aos artistas do humor.
Em homenagem ao cartonista francês, a ‘casa do cartonista’ ganhou, a denominação de Casa Wolinski – Residência Artística PortoCartoon, numa sessão acompanhada pelo Embaixador de França e vários artistas estrangeiros.
O famoso cartonista assassinado em janeiro passado no atentado ao Charlie Hebdo, foi durante 10 anos Presidente do Júri do PortoCartoon e recebeu em 2014 o título de Cidadão Honorário do Porto – Capital do Cartoon.
O primeiro artista em residência é Diego Herrera, vencedor do Grande Prémio e do Prémio do Público de 2014.
Com cerca de 140 m2 e um terraço de 300 m2 sobre o rio Douro e situada na ala leste do Museu, esta Casa foi inaugurada na passada edição por Georges Wolinski.


Para saber mais: http://www.porto.pt/noticias/portocartoon-2015-atinge-recorde


 








Sem comentários:

Enviar um comentário