O Porto - imprensa e cinema


Marca "Porto." distinguida

23-03-2015
Os Prémios Brandemia, que anualmente distinguem as melhores marcas e agências Ibero-americanas, elegeram a marca "Porto." como Melhor Marca criada em 2014. O magazine de língua espanhola criado em 2010 atribui estes prémios desde 2012 e distinguiu anteriormente, como melhor marca, os cafés Bormazo (2012) e a Fundação Telefónica (2013). A marca "Porto.", lançada pela Câmara Municipal do Porto em setembro de 2014 e criada pela empresa portuense White Studio, sob a direção de arte de Eduardo Aires, é assim a primeira marca portuguesa a obter um prémio Brandemia.


A Brandlab e a AIRBNB foram também distinguidas, este ano, pela Brandemia, como melhor agência e melhor marca internacional, respetivamente.

Os prémios são atribuídos através de uma votação mista em que 30% da decisão cabe aos administradores do portal, 30% aos autores e 40% ao público.

No site da Brandemia, comenta-se "este trabalho resulta acertado e entende perfeitamente o sentido de uma marca turística, potenciando elementos próprios do lugar e logotipando o nome, sem adicionar símbolos desnecessários para que a perceção seja clara e funcional". 




Marca "Porto." distinguida



A criatividade da White Studio foi distinguida na categoria de Branding, pela criação da marca "Porto." na edição deste ano do festival D&AD, cujos prémios serão entregues no próximo dia 21 de maio, em Londres. Estes prémios são dos mais importantes do mundo, tendo este ano o júri composto por 187 designers, apreciado 22 mil trabalhos, oriundos de 85 países.

A marca, encomendada pela Câmara do Porto à White Studio, ateliê da cidade do Porto de que é diretor de arte o designer Eduardo Aires, anteriormente premiado com o Red Dot Award, foi apresentada a 29 de setembro de 2014 e visou desenvolver a imagem corporativa da autarquia mas também a criação de uma marca de cidade.

Não é comum uma marca de cidade ganhar prémios deste género, sendo a primeira vez que o famoso "lápis" é atribuído a uma cidade portuguesa.

A marca "Porto." é candidata a outros grandes prémios internacionais de design de comunicação.
 
Fonte:

 
 
Marca “Porto.” distinguida nos Graphis Awards
 
Em poucos meses esta é a terceira distinção internacional obtida pela nova identidade gráfica da cidade.
 
A nova identidade gráfica da cidade do porto, a marca "Porto Ponto", lançada no ano passado pelo município, foi novamente premiada com uma importante distinção mundial na área do design e branding. Os Graphis Awards distinguiram o trabalho do White Studio para o município com um Silver Graphis Award, na categoria Print Branding.
 
 
 
 

Porto eleito melhor destino europeu do ano

 
É oficial: a Invicta é o European Best Destination 2014. Derrotou os outros 19 destinos em competição, incluindo a Madeira, que conquistou um honroso 6.º lugar.

Nem Roma nem Barcelona, nem sequer Londres, Paris ou Berlim. A votação online no Porto para melhor destino europeu cilindrou a concorrência de peso: contas feitas, a Invicta, confirmou a organização do evento à Fugas, conseguiu 14,8% dos votos, muito à frente da segunda classificada, a croata Zagrebe (10,2%). A votação decorreu online, aberta a todos, entre 22 de Janeiro e 12 de Fevereiro. O top 5 europeu completa-se com Viena (Áustria), Nicósia (Chipre) e Budapeste (Hungria).


É a segunda vez que o Porto vence a competição European Best Destinations (EBD) promovida pela European Consumers Choice, "organização sem fins lucrativos de consumidores e especialistas", com sede em Bruxelas, que "avalia produtos e serviços", além de realizar rankings turísticos. Este ano, segundo dados da organização, foram batidos "todos os recordes" neste que é "o maior evento de e-turismo na Europa", congregando "centenas de milhares de viajantes": no total, foram apurados 228.688 votos.

Ao Porto, chegará agora o troféu oficial de European Best Destination 2014 mas a distinção traz outras mais-valias para além da promoção inerente à utilização da chancela. No site oficial dos EBD, a cidade terá direito a um guia online actualizado (com versões em inglês e francês).
E razões para a nova vitória portuense, para além da mobilização online? "O Porto é muito mais que a comida, muito mais que a história, até mais do que as paisagens e o maravilhoso Douro, mais que o mar. O Porto é um destino vibrante, um destino que tem muito mais para oferecer aos viajantes", diz-nos o responsável dos EBD. Lejeune, que se confessa "fã" da região, refere que "houve uma competição feroz este ano, entre localizações belíssimas" mas "todos concordarão que o Porto é realmente o destino que fará o maior avanço no turismo europeu". "Provavelmente, porque o Porto nunca perdeu, e mantém, a sua identidade, a sua alma", resume. "Provavelmente por causa do seu povo, do seu orgulho, da sua energia, do seu entusiasmo.”





Projeto do Mercado do Bom Sucesso vence prémio em Nova Iorque

O projeto de requalificação do mercado do Bom Sucesso, no Porto, foi um dos quatro vencedores europeus dos Global Awards for Excellence, promovidos pelo Urban Land Institut, de Nova Iorque.

A arquiteta Rosário Rodrigues de Almeida reconheceu que a  requalificação do antigo mercado de frescos do Bom Sucesso, uma obra classificada pela autarquia portuense, construída em 1952, «foi difícil».

«Um desafio extraordinário, sem ter beliscado o original, mas conseguimos construir um novo conceito, no sentido de termos conseguido um espaço multiusos, com área para a restauração, um hotel de quatro estrelas, quiosques, lojas e um espaço para os frescos», disse à Lusa a arquiteta Rosário Rodrigues de Almeida.

Os galardões internacionais, na sua 36.ª edição, distinguem projetos imobiliários que tenham um elevado padrão de excelência, nomeadamente nas áreas do design, construção, economia, planeamento e gestão, segundo informação no portal do instituto, na Internet.
Os Global Awards for Excellence distinguiram 13 projetos – quatro na Europa, três na Ásia e seis nos Estados Unidos.

Para saber mais:

Curiosidades: Quem entra no amplo espaço depara-se com uma variedade infindável de escolhas. Desde os doces aos salgados, passando pela gastronomia portuguesa ou pelo vinho, as 44 bancas do Bom Sucesso acolhem de tudo um pouco. A ideia é a de experimentação e são algumas as dezenas que vão petiscando aqui e ali com curiosidade pelos sabores portugueses ou estrangeiros.
O espaço possui uma agenda mensal que oferece aos clientes atividades variadas para todas as idade.s



Mercado do Bolhão classificado como Monumento de Interesse Público (in "Jornal de Notícias", 20-09-2013)


O Governo classificou o Mercado do Bolhão, no Porto, como Monumento de Interesse Público destacando-o como "um dos espaços coletivos mais emblemáticos da cidade" e encerrando um processo iniciado em 1999.

A portaria publicada em "Diário da República" (DR) fixa uma "zona especial de proteção" que ultrapassa em muito os limites do imóvel inserido no quarteirão formado pelas ruas Sá da Bandeira, Formosa, Alexandre Braga e Fernandes Tomás.

Destacando o "valor arquitetónico do edifício" como "bom exemplo da aplicação nacional do estilo eclético Beaux Arts", a portaria destaca que o mercado se integra "num dos quarteirões urbanos mais dinâmicos do Porto" e constitui um "importante fator identitário da cidade".

O edifício, que em 2014 assinala o centenário e em 1998 foi alvo de um primeiro projeto de requalificação que nunca chegou a avançar, é ainda apontado como "testemunho sociológico das tradicionais formas de comércio e da sua possível conjugação com o comércio moderno". 

Para saber mais:

 
Estação de S. Bento entre as "16 mais belas do mundo"  
 
A estação de caminhos-de-ferro de São Bento, no Porto, foi referenciada pela revista norte-americana Travel+Leisure, como uma das "16 estações mais bonitas do mundo".
A estação de caminhos-de-ferro de São Bento, no Porto, foi referenciada pela edição da internet da revista norte-americana Travel+Leisure, como uma das "16 estações mais bonitas do mundo", lista onde também figura a estação de Maputo, em Moçambique.
A revista de turismo e lazer, que afirma ter 4,8 milhões de leitores, destaca na estação de São Bento os painéis de azulejos da entrada: "Se o exterior é certamente bonito - e traz-nos à memória a arquitetura parisiense do século XIX, com o seu telhado de mansarda e a frontaria de pedra, é o átrio principal que o fará engolir em seco. As paredes estão cobertas por 20.000 esplêndidos azulejos, que levaram 11 anos para o artista Jorge Colaço completar."
 
Curiosidades:

A listagem inclui, entre outras, a neoclássica Gare du Nord, em Paris, os jardins interiores de Atocha, em Madrid, as modernas estações de Kanazawa, no Japão, e de Melbourne, na Austrália, o terminal Arte Nova do Expresso do Oriente, em Istambul, ou a belíssima estação neogótica de S. Pancras, em Londres.
 
 
 
Livraria Lello ganha Certificado de Excelência 2012 da TripAdviser

A histórica Livraria Lello descrita como a "mais bonita do mundo" pelo escritor espanhol Enrique Vila-Matas, ganhou o Certificado de Excelência 2012.

Com uma avaliação de "quatro estrelas e meia" numa escala de zero a cinco, os proprietários da Livraria Lello receberam no dia 26 de Junho, por correio, o Certificado de Excelência 2012, prémio dado pelo TripAdviser.
Curiosidades:

A Livraria Lello, localizada na Rua das Carmelitas, perto da Torre dos Clérigos, tem «120 mil títulos diferentes» e em 2011 vendeu «mais de um milhão de euros», contou à Lusa Antero Braga.

Em 2008, por exemplo, a Lello foi considerada a terceira mais bela livraria do mundo pelo jornal inglês The Guardian, e em 2011 a editora australiana de guias de viagens Lonely Planet, no seu guia Lonely Planet's Best in Travel, considerou-a como a terceira melhor livraria do mundo.
 
Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=pL5-1hveEz0




Porto is one of "the most romantic small towns in Europe" for the travel blog World of Wanderlust
Porto (...) the fishing town has now become a strong contender for tourism. It is impossibly charming and an accurate depiction of Portuguese culture past & present. Porto is in fact the second largest city in Portugal — but the old town is simply too charming for this destination to not be included.
 
Porto (...) a vila de pescadores tornou-se agora um forte concorrente para o turismo. Ele é incrivelmente charmoso e uma descrição precisa do Português da cultura passada e presente. Porto é, de facto, a segunda maior cidade em Portugal - mas a cidade velha é simplesmente demasiado encantadora para este destino não deve ser incluído.

 
Para saber mais: http://www.worldofwanderlust.com/12-romantic-small-towns-europe/



Porto eleito o melhor destino romântico (JN)
10-08-2015

O Porto foi eleito o melhor destino romântico numa votação dos leitores do site norte-americano USA Today, à frente de locais como a ilha de Michigan, nos EUA, de Rothenburg, na Alemanha, e Lugano, na Suíça.

O Porto ganhou na categoria de "melhor destino romântico fora do radar", ou seja, fora do turismo de massas, com o charme das caves, do vinho e das tradições, entre outros fatores. Na elogiosa descrição, é referido que a cidade tem inúmeres belezas, "jóias medievais", enquadradas "num desfiladeiro esculpido pelo rio Douro".

Também é salientado que o Porto "combina o encanto do Velho Mundo com os confortos contemporâneos". A hospitalidade, os monumentos, a qualidade da hotelaria e as paisagens são elementos igualmente destacados pelo USA Today.

Para saber mais: http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=4723339


Alfândega conquista prémio internacional
24-02-2015


A IAPCO - International Association of Professional Congress Organizers -, atribuiu à Alfândega do Porto o prémio internacional de "Melhor Fornecedor 2014".


O edifício da Alfândega do Porto já havia sido distinguido como "Melhor Centro de Congressos da Europa" pela Business Destinations e como "Melhor Espaço para Congressos" pela Publituris.

 
 
 
Aeroporto do Porto novamente entre os melhores da Europa
 
 
O 3.º melhor europeu em 2014 nos prémios ACI - Airports Council International, associação que reúne mais de 450 aeroportos em 45 países.

O aeroporto Francisco Sá Carneiro já está habituado às distinções: é a oitava em nove anos. O prémio de Airport Service Quality, que se reporta à actividade durante o ano de 2014 e é decidido tendo “por base os questionários preenchidos pelos passageiros que, assim, transmitem a sua opinião acerca de 34 indicadores”, foi também para os aeroportos de Keflavik (o maior da Islândia, 1.º classificado) e Moscovo (Sheremetyevo, 2.º) – no top 5, ainda Malta e Zurique.
“Foi com orgulho que soubemos que uma vez mais fomos escolhidos pelos nossos passageiros como um dos três melhores aeroportos da Europa”, comenta, em comunicado, Jorge Ponce de Leão, presidente da ANA - Aeroportos de Portugal, destacando ser “particularmente importante” visto chegar num momento em que o número de passageiros se “aproxima dos sete milhões”.
"Este galardão resulta de um conjunto de medidas adoptadas pela ANA no sentido de sensibilizar e mobilizar os seus recursos e os seus prestadores de serviço para a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos passageiros", sublinha a empresa.
O aeroporto chegou a obter o 1.º lugar em 2007 neste ranking de qualidade e, entre 2006 e 2011, tem-se classificado nos três primeiros lugares.
"Os aeroportos são mais do que simples pontos de partidas e chegadas", diz, em comunicado da ACI, a directora-geral do organismo, Angela Gittens. “São negócios complexos por si só. E, como tal, o foco no serviço aos passageiros tem tomado uma importância crescente para garantir o sucesso no mundo da aviação, em contínua e rápida evolução", resume Gittens.
 
Curiosidades:
 
Os melhores aeroportos (por região)
 África: Mauritânia
 Àsia-Pacífico: Seoul Incheon
 Europa: Keflavik (Islândia)
 América Latina-Caraíbas: Guayaquil (Equador)
 Médio Oriente: Amã (Jordânia)
 América do Norte: Indianápolis
Lista completa de distinções no site do ACI
 

 
No top 10 dos melhores sabores locais europeus está a francesinha

A francesinha portuense faz parte do menu europeu obrigatório, de acordo com o site britânico The Culture Trip. Um sabor único que não precisa de ser doce nem gourmet para se destacar.
O chocolate belga, a cerveja alemã e a paelha de Valência fazem parte do top 10 dos melhores sabores locais da Europa. E, de acordo com o site The Culture Trip, há um prato português que também merece distinção: a francesinha portuense.
 
Num top cheio de doces e de gourmet, o site inglês dá as boas-vindas ao sabor especial da sanduíche de carnes inventada no Porto, com as suas camadas de queijo derretido, bife, salsicha fresca e outros enchidos. “É uma refeição pesada de proporções épicas, servida com uma generosa pilha de batatas fritas, mergulhadas num molho de marca registada”, escrevem.
 
 
 

Diário Económico lança 'especial' sobre o Porto (que) está na moda
24-02-2015

A boa relação entre qualidade e preço é também apontada como um dos fatores mais positivos da cidade, com vários hostéis e hotéis em, destaque e tendo como referência o Trivago Best Valueu City Index de 2015, em que o Porto surge como o único representante português numa tabela que revela a lista dos 100 melhores destinos em termos de qualidade-preço.
 

A reabilitação urbana é outro dos pontos que mais tem contribuído para a afirmação do Porto, enquanto destino turístico e também de investimento, sendo 2014 o seu melhor ano até agora. 
 

O novo "palpitar" da Invicta, com muita gente nas ruas, festas e festivais é também motivo de análise, ilustrado pela foto do presidente da autarquia portuense, Rui Moreira e com declarações do vereador da cultura, Paulo Cunha e Silva, a explicar a estratégia cultural para a cidade seguida pelo Executivo. O S. João e o festival Nos Primavera Sound, que já vai na sua quarta edição, são apontados como grandes cartazes turísticos da cidade.
 

Uma Baixa cada vez mais cosmopolita, com marcas de luxo a quererem instalar-se no coração da cidade são sinais claros do apogeu instalado. O comércio "vintage" e "gourmet" têm pintado o Porto de cor e restaurantes de luxo vão surgindo ou se afirmando pela qualidade e distinção alcançadas. "O cinzento das pedras animou-se pela vontade das suas gentes em empreender novos projetos, em sair para a rua e em receber os turistas", escreve a publicação.
 

As viagens no Douro e o turismo fluvial são também mencionados, adquirindo uma dupla função "ganham como facto do Porto estar na moda além-fronteiras mas, por outro lado, são uma parte importante para manterem essa moda".
 
 
 
 
"Meninos do Rio", filmado na Ribeira, ganha prémio espanhol
 
A curta-metragem "Os meninos do Rio", filmada na Ribeira pelo realizador espanhol Javier Macipe Costa, arrecadou o prémio "El Corto del Año", entre 600 filmes e concurso. A distinção foi criada pela empresa espanhola Promofest, que tem como função a “promoção de obras [cinematográficas] a nível nacional ou internacional”.
O enredo do filme gira em torno de jovens que usam a Ponte D. Luís I para saltar o rio Douro.

Curiosidades:

A entrega do prémio foi anunciada pela Associação de Turismo do Porto e Norte (ATPN), que apoiou a realização do filme através da logística para a produção. Esta curta-metragem do realizador espanhol concorreu com mais de 600 filmes realizados em Espanha e na América Latina. A empresa espanhola garante que o filme “Os Meninos do Rio” será visto em mais 1.000 festivais de cinema de todo o mundo.

Esta tradição secular já tinha sido retratada por Manoel de Oliveira em 1942, no filme Aniki-Bobó.

Para saber mais:

http://visao.sapo.pt/os-meninos-do-rio=
http://videos.sapo.pt/SkNdq19gdHWLawbzbHc7


"Porto, Mon Amour" já brilha
13-02-2015

Cineuropa, um dos maiores sites de cinema a nível mundial, destaca a rodagem na Invicta do filme "Porto, Mon Amour", o primeiro filme internacional que tem o apoio da Câmara Municipal do Porto.
 

O filme de ficção do diretor brasileiro Gabe Klinger, que tem uma produção executiva de Jim Jarmusch e co-produção do português Rodrigo Areias, conta a história de amor entre um americano (Anton Yelchin) e uma francesa (Lucie Lucas) na cidade do Porto.
 

Segundo as declarações de Gabe Klinger, o Porto tem o cenário ideal para rodar o filme, as características arquitetónicas e urbanísticas da cidade permitem o enquadramento perfeito da história do filme e das suas personagens. A ler-se no site Cineuropa:  "(?) rodar en Oporto acabó pareciéndole lo ideal por razones urbanísticas y arquitectónicas que permiten integrar en el mismo encuadre claras muestras del paso de los siglos. "La cuestión del paso del tiempo es fundamental en la historia, también porque los personajes son arqueólogos".
 

O site de cinema internacional reforça ainda a estratégia construída pela Câmara Municipal do Porto para o cinema, vincando que Rui Moreira, presidente da autarquia portuense, conjuntamente com o vereador da cultura, Paulo Cunha e Silva, apostam fortemente, com "baixo financiamento", na promoção da cidade do Porto no mundo, a nível turístico e cultural. 
 

A notícia refere também o apoio da autarquia portuense ao filme "O Sentido da Vida" do português Miguel Gonçalves Mendes, rodado parcialmente na cidade, e outras obras cinematográficas do realizador Manoel Oliveira, onde as paisagens do Porto foram já pano de fundo do cinema mundial.
Para saber mais: http://www.jn.pt/live/Artesevida/default.aspx?content_id=4393172

Sem comentários:

Enviar um comentário