Porto "a dois"

Foz do Douro
 
A Foz do Douro, popularmente também conhecida por Foz Velha, é uma freguesia portuguesa do concelho do Porto.

A Foz do Douro é uma zona interclassista, sendo, no entanto, mais conhecida por ser uma zona habitada pela classe alta da cidade. O seu passeio marítimo, salpicado de esplanadas, bares e jardins à beira-mar fazem desta zona, uma das mais procuradas dentro do Porto.

Para saber mais:


Casa Tait

A Casa Tait, ou a Quinta do Melo, é um espaço de rara beleza, situado numa extensa e agradabilíssima área verde ajardinada, na zona central da Cidade do Porto. Protegida por muros altos, a Casa Tait mantém ainda uma profunda marca característica das famílias inglesas que a habitaram.

A disposição da casa favorece a preservação do sossego, individualidade e gozo de condições naturais que sempre foram privilégio dos ingleses, abrindo-se sobre os jardins, belos arranjos de intimidade e espécies vegetais neles conservadas, e, para a bela panorâmica no sentido do rio Douro.



Curiosidades:
A propriedade (Quinta do Melo) foi adquirida em 1900 por William Tait, um negociante de vinho do Porto possuidor de uma fortuna considerável e que se dedicou ao estudo da fauna e da flora, tendo introduzido algumas espécies vegetais no País. Podemos ainda hoje admirar as belas colecções de rosas, camélias, de brincos de princesa, ou o majestoso “liriodendrum tulipifera”, árvore classificada.

Horário:

Terça a sexta: 10:00 – 12:30 / 14:00 – 17:30
Sábado: 14:00 – 18:00
Domingo: 10:00 - 17:30

Nota:
A última admissão para visita é de 30 minutos antes do encerramento.
Encerra: às segundas e feriados. É gratuito ao sábado e domingo.


Para saber mais:


Miradouro da Praia do Homem do Leme

Este miradouro sobranceiro à Praia do Homem do Leme é um sítio privilegiado para olhar o movimento na areia, as regatas desportivas ao largo de Matosinhos ou os barcos grandes que chegam do alto mar em direcção ao Porto de Leixões.


A estátua de bronze que se situa à entrada, na Avenida de Montevideu, dá o nome à praia. Da autoria de Américo Gomes (1934), este monumento presta homenagem aos pescadores, representados pelo homem que agarra vigorosamente um leme, que fazem da sua vida o trabalho no mar. É admirável pelo seu movimento, expressão e carácter.





Jardim do Cálem

 
Pequeno espaço ajardinado que se situa já quase na foz do Rio Douro. Oferece vistas magníficas sobre o rio e nele se destacam os altos choupos negros, assim como um monumento que recorda a expedição de Ceuta de 1415. O Jardim prolonga-se por plátanos alinhados, que se estendem até ao Passeio Alegre. Pelo caminho, nas Sobreiras, alguns relvados e plantações de árvores e arbustos ampliam o espaço verde.


 





Localização: Rua das Sobreiras




Forte de São Francisco Xavier do Queijo


Em posição dominante sobre o oceano Atlântico e a pouca distância da foz do rio Douro, é também conhecido como Castelo do Queijo por, segundo a tradição, ter sido edificado sobre uma rocha de granito arredondada, e com um formato similar ao de um queijo (penedo do Queijo).
 

Localização:O Forte de São Francisco Xavier do Queijo localiza-se à Praça de Gonçalves Zarco, na freguesia de Nevogilde.

Curiosidades: Desde tempos antigos que se diz que o enorme penedo do Queijo foi um lugar de culto sagrado para os Draganes, uma tribo celta que havia chegado à Península Ibérica no século VI a.C..É nesse local que foi inicialmente edificado um forte no século XV.

Sem comentários:

Enviar um comentário